BLOG DO JOEL ARAÚJO - PARINTINS

Blog para quem acredita num mundo melhor

segunda-feira, 23 de abril de 2012

SEMPRE ASSINEI CPIs

Como deputado federal e como presidente da Frente Nacional Mista de Combate à Corrupção sempre assinei os pedidos de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que foram propostos dentro do Congresso Nacional. Contra a vontade do meu Partido, assinei, até mesmo, no ano passado, pedido para que o então todo poderoso ministro Antonio Palocci, do meu Partido, comparecesse à Câmara dos Deputados para dar explicações sobre as denúncias que, à época, pesavam contra ele. Há cerca de dez dias, fui ao Procurador-Geral da República, na condição de presidente da Frente, cobrar investigação sobre as atividades do Senador Demóstenes Torres e do empresário Carlinhos Cachoeira, bem como pedir investigação sobre o envolvimento de alguns deputados federais com o referido Carlinhos Cachoeira. Da mesma forma, protocolei um pedido junto à Presidência da Câmara, para que fosse investigada a ligação de deputados federais com o dito Carlos Cachoeira. Posteriormente, juntamente com os deputados do PSOL, assinei pedido de CPI na Câmara dos Deputados para que fossem apuradas, pela Câmara, as denúncias divulgadas pela imprensa. No entanto, o pedido de CPI que prevaleceu foi o de Comissão Mista, isto é, de CPI formada tanto pela Câmara quanto pelo Senado, que somente foi apresentado posteriormente e que não continha a minha assinatura. Nem a direção nacional e nem a liderança do PT na Câmara dos Deputados fizeram qualquer pedido para que eu não assinasse essa CPI (ou CPMI). Acredito, mesmo, que isso não foi pedido a nenhum outro parlamentar, tanto que o próprio Presidente da Câmara, o petista Marco Maia, é um dos defensores de uma rígida investigação, conforme amplamente noticiado pela imprensa nacional. Portanto, sobre as várias notas publicadas em alguns jornais de Manaus e nas redes sociais - sobre a falta de minha assinatura na Comissão Parlamentar Mista do Congresso Nacional (CPMI), a explicação que dou aos meus eleitores e a toda a sociedade amazonense é a seguinte: Assinei, sim, pedido de CPI, na Câmara dos Deputados. No entanto, para a Mesa Diretora do Congresso Nacional o pedido que ficou valendo, como eu já disse, foi o de CPI mista, assinado conjuntamente por deputados e senadores, a qual não tinha a minha assinatura. Paciência! Sendo essa a única e verdadeira explicação para os fatos, peço aos senhores diretores e responsáveis pelos órgãos de imprensa e informação do Amazonas que a publiquem, pelo que, desde já, agradeço sinceramente. Francisco Praciano (deputado federal – PT/AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário