
Na manhã desta sexta feira, 06, mais de 2 mil metros cúbicos de seixo foram apreendidos no rio Aripuanã, município de Novo Aripuanã-AM.
Além do seixo, foram apreendidas 06 balsas, 02 dragas, 02 empurradores e demais maquinários. Os infratores foram multados em mais de R$ 1 milhão.
O ílicito foi constatado durante sobrevoo de monitoramento, onde foi possível identificar balsas com carregamentos de seixo extraídos sem as devidas licenças ambientais. De acordo com Andréa Nery, coordenadora da operação do IBAMA em Novo Aripuanã-AM, o carregamento seguiria para Manaus, abastecendo o mercado da construção civil na capital amazonense. Considerando que este setor está bastante aquecido em Manaus, muitas construtoras estão adquirindo produtos sem origem legal, tais como, areia, seixo e madeira, concluiu Nery.
Segundo Jerfferson Lobato, Chefe da Fiscalização do IBAMA/AM, o ramo da construção civil vem sendo constamente monitorado pelos órgãos ambientais competentes em Manaus/AM, por ser um grande utilizardor de recursos natrurais não renováveis. Diante disso, constatado o crime ambiental, o produto será apreendido e a empresa poderá sofrer as sanções administrativas cabíveis como multa, apreensão e suspensão de cadastro técnico federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário